Banner Site

Fortalecendo Laços e Emoções

O desenvolvimento sócio emocional das crianças pequenas implica que aprendam a entender seus próprios sentimentos e os dos demais, a regular e expressar suas emoções apropriadamente, a formar relações com os demais e a interagir com os grupos (Rubin, Bukowski & Parker, 1998).

Quando os adultos são receptivos, quando expressam elogios aos descobrimentos das crianças e quando criam um entorno em que as crianças possam participar ativamente das rotinas e atividades cotidianas, as crianças sabem e sentem que os adultos os consideram importantes, interessante e competentes.

As interações das crianças com os demais, são cruciais para a sua aprendizagem. Está associado às relações problemáticas com os adultos e com crianças da infância com resultados negativos, como problemas mentais e emocionais, baixo rendimento escolar e maiores índices de evasões escolares. Quando as interações são positivas, as crianças tem maiores probabilidades de obterem resultados positivos a curo e longo prazo (Rubin et al., 1998; Smith & Hart, 2002).

Fundamental Interno